à Conversa com Daniela Lobo

A entrevista deste mês para mim tem um sabor especial.

Amiga de longa data, com quem já não privava há algum tempo. Desafiei-a a dar-me a entrevista deste mês e desde logo mostrou-se disponível. Combinamos um café. A conversa fluiu de tal forma que “quase” me esqueci do propósito que me levou a procura-la. É sem duvida uma pessoa especial e encantadora!:)

A vida distanciou-nos, mas acompanhei o projeto dela desde o inicio. Inclusive já fiz partilha dos trabalhos dela aqui. Em tudo o que cria, deixa uma carga afetiva tão forte e especial que acho difícil que quem a procure não sinta isso.

Falo-vos da Daniela Lobo, arquiteta de formação mas a cima de tudo autora, criadora de peças de decoração únicas e especiais.

A Daniela é responsável pela marca Endlessly.design – marca de elementos decorativos. Todos os elementos que cria são exclusivos e pensados ao detalhe.

Não há dois clientes iguais e por isso, em todas as peças que cria, deixar um registo das vibrações e energias que cada cliente lhe transmite.

Certamente, e caso ela me dê esse privilégio, não será a única entrevista que partilharei convosco. Tem uma história de vida tão rica que espero poder ir partilhando convosco os projetos e a vida desta pessoa tão inspiradora.

Hoje dou-vos a conhecer a marca da qual a Daniela é responsável- Endlessly.design.

IMG_20171103_191537_813.jpg

1. Daniela, podes partilhar connosco como é que a Endlessly.design surgiu?

A Endlessly.design surge inicialmente com um blog, onde pretendia explorar novos conceitos que tinha adquirido enquanto consultora de Feng Shui e traduzi-los na criação de peças decorativas e aplicadas na harmonização de ambientes, numa vertente a que designei por Energy Thinking aplicada em  Arquitetura, Interiores, Consultoria de Feng Shui e Produtos. Sem ainda saber, a Endlessly foi gerada ao mesmo tempo dos meus filhos (desta já não me lembrava mas fui confirmar as datas!), e foi dando os primeiros passos enquanto estava de baixa de gravidez de risco (gravidez gemelar). Foi o timming certo, dando tempo para me dedicar simultaneamente no meu crescimento enquanto profissional criadora e enquanto mãe. Actualmente, estou mais focada na execução dessas peças decorativas a par com a prática de Arquitetura/Interiores.

2. Sei que tens formação em feng shui. Queres explicar-nos o que é o feng shui e de que forma consegues explorar isso nas tuas peças?

O aparecimento do Feng Shui foi fortuito e ao mesmo tempo tão previsível para compreender melhor o meu processo enquanto criativa, na medida em que traduz em conceitos e práticas, um melhor entender das energias que nos rodeiam, quer em ambientes e intervenientes humanos, animais, vegetais, materiais, não materiais. Todos os materiais, todas as cores, todos os sons, todos os seres. Porque tudo nos afecta. Tudo ressoa connosco e nós ressoamos de volta. Ressoamos energia.

Consequentemente, foi urgente readaptar o meu processo criativo que consiste em transformar as características da energia da pessoa em parâmetros estéticos, para que a peça seja representativo da mesma e que sirva de “amuleto energético”. Para isso, recorro aos conceitos de cromoterapia, psicologia e Feng Shui Pessoal. Claro que nem todos os clientes são receptivos a estes conceitos e a maioria das encomendas é feita com base sobretudo na minha experiência enquanto arquiteta e num melhor enquadramento no espaço a que se destinam e nos gostos pessoais do cliente. Contudo, são sempre peças únicas e desenhadas em exclusivo para os meus clientes, para que possam por si só, ter uma energia que “ressoe” com eles.

3. Quando criaste a marca, começaste por fazer elementos em tapeçaria e depois em macramé. Porquê?

Enquanto criadora, a técnica que escolho é trivial, desde que me satisfaça na materialização dos conceitos que vou desenvolvendo e explorando. Comecei por tecelagem por ser uma técnica complexa e lindíssima, mas já tinha explorado anteriormente outras técnicas na marca de criação de acessórios que tinha com a minha mãe e irmã (WOW. Uivo das Manas).

4. Que tipo de elementos decorativos crias?

Neste momento, estou mais focada na execução de peças macramé e alguma tecelagem, e por vezes, uns apontamentos escultóricos. São as ferramentas criativas que de momento me permitem comunicar melhor. No entanto, o meu processo criativo poderá evoluir para iluminação, escultura, cerâmica, mobiliário, ou para qualquer outra área que me desafie. O explorar de novos conceitos teóricos e traduzi-los em algo material é espontâneo para mim.

5. As peças que executas são peças de autor, onde vais buscar a tua inspiração?

À Natureza. Quer das pessoas, quer dos ambientes que nos rodeiam. Quando são os clientes que me dão as “dicas”, elaboro propostas de desenhos com base nessas dicas e nas conversas que tenho com eles. Estas propostas são gratuitas e servem de orientação aquilo com que os clientes se identificam mais. A partir do momento em que escolhe uma proposta, vou mostrando o progresso da peça para que juntos possamos acrescentar ideias e ajustar gostos. É um processo criativo conjunto com o cliente.

6. Em média, quanto tempo demoras na execução de uma peça?

Depende muito da dimensão e do grau de complexidade da peça mas poderá ir de 1-2 semanas para um painel médio de 60×80 , para 3-5 semanas para um painel grande de 120×150(cm).

7. Onde é que podemos conhecer melhor o teu trabalho?

Sem dúvida que no Instagram da Endlessly.design, onde dá uma visão mais abrangente da diversidade de trabalhos executados e futuramente no site www.danielalobo.com onde tratarei de relatar melhor todo o processo criativo que vou desenvolvendo.

8. Sei que trabalhas em parceria com outros artistas/ empresas, como é que isso surge?

Vai surgindo, organicamente e sem que faça muito por isso. É a lei da atração e quanto mais formos livres e felizes a fazer o que gostamos, mais “ressoamos” a nossa energia. Essa energia trouxe-me parceiros criativos incríveis no meu percurso, e vou colaborando pontualmente com eles quer na produção de editoriais( Sara Marilda_ Photographer, Sweet Eli, O Filho da Rosa, Bakewell, Ninho, Humor ao Lume ) quer na produção de novos produtos ( Taraita, Maria Pedaços). Mas é igualmente satisfatório que no envolvimento da execução das peças personalizadas, consiga fazer do próprio cliente, um excelente parceiro criativo!

9. Para além de criarares, gostas de ensinar. Sei que realizas workshops. Onde decorrem e qual a duração? Existem datas próximas para quem estiver interessado possa participar?

Comprometi-me também a partilhar a gosto por aquilo que faço através dos workshops, tendo sido eu própria autodidata na aprendizagem destas técnicas e conhecendo as dificuldades iniciais de se começar estas artes. Actualmente, dou Workshops de Macramé (iniciação, intermédio e avançado) em Braga (na cidade onde vivo) e Lisboa (onde residi por uns anos), e pontualmente em eventos privados, em formatos de reuniões de amigos/familiares, festas de aniversário, babyshowers, ou eventos corporativos. São 2-3 horas de descontração e partilha de conhecimentos, terminando sempre com uma peça executada pelos próprios alunos como incentivo a uma nova paixão.

23600811_1007206122755939_575275987_o

10. Qual é o teu objetivo enquanto criadora?

Gostaria que o meu trabalho contribuísse para uma nova forma de reconhecer a arte. Que as pessoas considerem comprar arte, como um investimento para a vida e cultura familiar e por isso, comprometo-me sempre a dar o melhor do meu esforço artístico, profissional e pessoal também. Mas é um trabalho conjunto, com outros vários colegas criativos, que diariamente tentam mostrar o seu valor enquanto criadores

11. Existem projetos futuros que queiras partilhar connosco?

Tenho alguns projetos já orientados de parcerias na área de Interiores para os mais pequenos, quer com a prestação de serviços de Decoração e Planeamento de Espaços, quer com a orientação para futuros papás com recurso a Feng Shui e Harmonização de Espaços. Também estão nos meus planos Workshops vocacionados para os mais novos, pois acredito que faça parte do meu percurso, ajudar a abrir estes novos caminhos criativos para as gerações mais novas.

12. Quer na vida pessoal como na profissional existem altos e baixos. Como fazes para o “barco” não perder o rumo?

Tento sempre estar atenta ao que se passa à minha volta mas a Vida é imperfeita e gira em torno da procura desse equilíbrio. É o caminho que importa na verdade, e como nem sempre estamos atentos pelo caminho,  vamos descurando algumas áreas da nossa vida. Outras vezes temos capacidade para investir mais numas do que noutras e temos de o aceitar. Mas não existe fórmula certa. Somos todos diferentes, com percursos e sonhos diferentes. Somos todos demasiado especiais.

13. Para ti, qual é o segredo para “o sonho” dar certo?

O meu sonho é viver o presente a sentir que tento dar o meu contributo para um mundo mais sincero, mais intuitivo e mais humano e esperar um futuro onde os meus filhos e pessoas que amo, consigam sentir o retorno desse investimento.

Obrigada Daniela, por me permitires dar a conhecer o teu trabalho tão inspirador!;)

2 comentários em “à Conversa com Daniela Lobo

  1. Por mero acaso vi no facebook o workshop de Macramé e fiquei muito entusiasmada, pois sou amante das artes e criatividade, fui inscrever-me e num só dia fiz o Workshop de iniciação ao Macramé e o Intermédio. Adorei fui reviver o que tinha aprendido à muitos anos atrás e aprender novos pontos. Foi um dia muito positivo,com muita calma, com muita partilha, de muito equilíbrio e de muita aprendizagem. Foi uma manhã e uma tarde dedicados ao Macramé, mas que passou tão rápido por ser tão agradavél que ainda ficou o “bichinho” de querer mais. Fiz duas peças maravilhosas. Adorei a Daniela e aguardo ansiosamente pelo worshop avançado de macramé. Beijinhos e tudo de bom. Muito sucesso e muita criatividade.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Fico feliz com as suas palavras Paula! Uma das intenções do blog é isso mesmo. Dar a conhecer trabalhos e artistas como a Daniela… Que tornam a nossa vida mais rica! Obrigada pela partiha!;)
      Beijinho

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s